Menu

Como armazenar o café após aberto

Como armazenar o café após aberto

Compartilhe:

O café é o melhor amigo do pão de queijo Duduxo, o que o torna um dos nossos assuntos favoritos.

Hoje, vamos falar um pouco sobre a sua conservação. Apesar de o café não estragar com facilidade, assim que abrimos o pacote, os óleos contidos no pó começam a oxidar devido ao contato com o ar e a umidade. Com o passar do tempo, o aroma e o sabor sofrem modificações, fazendo com que a bebida não seja mais tão saborosa.

Nas fábricas, o café pode ser embalado à vácuo ou em atmosfera modificada (alguns gases, como o gás carbônico e o nitrogênio, por exemplo, são injetados na embalagem), o que previne a oxidação, garantindo a durabilidade antes do consumo. Porém, após aberto, é muito difícil conter esse processo e a “validade” do café diminui pra cerca de 15 dias. Para evitar o desperdício, vamos dar algumas dicas de armazenamento que aumentarão a durabilidade do sabor e aroma na sua despensa.

Potes com bom fechamento 

Uma vez que o contato com o ar do ambiente é fator principal na modificação do pó (assim como na deterioração dos alimentos em geral), é muito importante que ele seja armazenado em um pote com fechamento hermético. Fora o contato com a umidade, o café absorve facilmente os aromas a sua volta, então é preciso vedar ao máximo o recipiente de armazenamento.

Ao abrigo da luz e do calor

Além da umidade, a luz e o calor também modificam as propriedades do café. É por isso que recomendamos guardá-lo em um pote escuro, opaco e em local fresco, para preservar suas características e qualidade.

Prefira embalagens menores

Já que a duração do café após aberto é curta, prefira comprá-lo em embalagens menores que serão consumidas mais rápido, evitando assim o desperdício.

Na geladeira ou não?

Esse é um ponto controverso. As baixas temperaturas da geladeira podem estender a duração do café para até um mês. Porém, é muito importante que ele seja armazenado em um pote hermético, escuro e opaco, prevenindo a entrada de luz, umidade e evitando a absorção do cheiro de outros alimentos.

Você já deve ter ouvido algumas pessoas indicando colocar pó de café na geladeira como forma de eliminar possíveis odores ruins da geladeira, já que ele absorve odores. Essa crendice popular tem lógica, justamente pelo fato de que o café absorve mesmo os odores à sua volta e não apenas os ruins. Coloque-o próximo a uma caixa de sabão em pó e terá um café com sabor sabão! Então, mais um motivo para sempre guardar o pó de café em potes herméticos.

Uma dica: Uma pedra de carvão, daqueles de churrasco, absorvem igualmente os maus odores da geladeira... deixe o café livre dessa tarefa ingrata!

Em contrapartida, ficar tirando e colocando o pó da geladeira entre um preparo e outro vai submetê-lo a diferentes oscilações de temperaturas, o que gerará umidade dentro do pote, fazendo o café “suar” durante o armazenamento. Se isso estiver ocorrendo, mesmo dentro da geladeira, a conservação pode ficar comprometida.

Café em grãos

Hoje em dia, com a onda gourmet, está ficando cada vez mais comum as pessoas terem máquinas de moer café em casa. Essa é uma excelente opção para quem quer um café fresquinho, porque o grão conserva muito mais as qualidades do café quando inteiros. Se você puder ter o café em grãos para moer na hora, um tanto melhor. Se você optar por essam alternativa, siga as mesmas premissas do pó para armazenar o grão.

Agora que você já está craque em conservação de café, coloque um pãozinho de queijo pra assar, passe aquele cafezinho fresquinho e delicie-se! Neste post aqui damos super dicas de como fazer um bom café!

Esse artigo foi útil pra você? Então deixe a sua curtida ou passe adiante nas suas redes sociais! Os outros leitores agradecem.

Até a próxima!

Fale com a Duduxo

Será um prazer atendê-lo. Envie sua mensagem que um de nossos atendentes retornará o contato.


Política de privacidade:
Seus dados não são compartilhados com terceiros ou usados para
envio de comunicados sem prévia autorização.
São utilizados apenas para fazermos contato sobre o assunto desejado.

Selecionar