Menu

Como fazer café: medidas e preparo ideal

Como fazer café: medidas e preparo ideal

Compartilhe:

Café, o melhor amigo do pão de queijo! A toda hora falamos dele por aqui, ele está entre as bebidas favoritas dos nossos leitores, mas eis um fato interessante: nem todas as pessoas sabem fazer café! Parece fácil para quem já faz há muito tempo, mas as pessoas que estão iniciando essa arte já tomaram muito "chafé" na busca pela medida ideal.

Então no post de hoje, vamos aprender como fazer um bom café!

Se você é estudante, saiu da casa da sua mãe há pouco tempo, começou um estágio na empresa e quer impressionar ou precisa virar noites para trabalhar e estudar, atenção às orientações.

Água:

A água do café deve ser, de preferência, filtrada ou mineral, pois assim preservará o sabor e as propriedades do pó de café. Um ponto muito importante é que ela não pode ser fervida – não devemos chegar ao ponto de ebulição. A temperatura ideal está entre 90° e 92°. Isso quer dizer apagar o fogo quando começarem a aparecer as bolinhas. A água em ponto de fervura pode queimar o pó, afetando o gosto do café. Além disso, a perda do oxigênio altera sua acides.

Pó de Café

A qualidade e o tipo de pó de café vão da preferência e do orçamento do freguês. O tipo de moagem (grossa, média ou fina) influencia na filtragem e no tempo que o café fica em contato com a água. Para coadores de pano ou papel, é recomendada moagem média a fina.

O pó de café perece facilmente, portanto ao abrir um novo saco, consuma o produto dentro de um mês. Dê preferência à data de fabricação mais recente na hora da compra, pois quanto mais fresco o café, mais gostoso. Para armazenar em casa, utilize um recipiente hermeticamente fechado e escuro. O contato com a luz e o ar também ocasiona perda nas suas propriedades.

Dica do Duduxinho: O café armazenado na geladeira dura mais tempo, em recipiente fechado e escuro.

Coador

Existem diversos tipos de preparo do café, como a pressão, que origina o café expresso e a percolação, que ocorre nas conhecidas cafeteiras italianas. Porém, hoje, vamos falar apenas da filtragem, que é o modo mais usado pelos brasileiros, com coador de pano ou papel.

Entre esses dois tipos de material, o coador de papel absorve os óleos essenciais do pó, podendo dar diferença no sabor, portanto se você puder, dê preferência aos coadores de pano, que não podem ser lavados com detergente ou alvejante. Apenas com água corrente.

Dicas do Duduxinho:

  • A primeira vez que for usar o coador de pano, escalde-o com água fervente e pó de café para retirar a goma.
  • Na hora de lavar o coador, jamais jogue o pó de café no ralo da pia, pois pode entupir e/ou danificar o encanamento.

Medida:

Para cada litro de água, utilize de 80 a 100 gramas de café, o que equivale a 5 ou 6 colheres de
sopa.

O café deve ser consumido em, no máximo, uma hora após o preparo. Depois disso, começa a haver alterações no sabor. Por isso, se estiver fazendo café somente pra você, o mais indicado é usar a medida individual de 100 ml para 10 gramas (uma colher de sopa) de café.

Preparo:

Agora que você conhece os elementos principais, fica fácil. Insira o café na medida indicada dentro do coador, coloque no fogo a água e quando estiver aquecida na temperatura de 90°, despeje-a lentamente sobre o pó. Nesse momento é importante molhar todo o pó e depois despejar a água em fio no centro do coador.

Veja o tempo de contato da água com o café de acordo com a moagem:

  • Para moagem fina: até 4 minutos
  • Para moagem média: de 4 a 6 minutos
  •  Para moagem grossa: de 6 a 9 minutos

O açúcar não deve ser adicionado à água antes do preparo. Ele também altera as propriedades do pó e muda o ponto de ebulição da água. Deixe para adoçar na xícara. E para saborear melhor o seu café, experimente tomá-lo sem açúcar ou adoçante.

Na cafeteira elétrica
O café da cafeteira deve ser feito com as mesmas medidas de água e pó, utilizando os recipientes indicados pelo fabricante para cada um dos ingredientes. Algumas cafeteiras preparam até 12 xícaras de café, porém o tempo de contato da água com o pó será mais longo, podendo deixar o café amargo. Se isso acontecer, prepare menos xícaras por vez.

Viu só quantas informações envolvem uma tarefa trivial do nosso dia a dia? O universo do café é realmente fascinante e nós vamos continuar explorando esse assunto por aqui em posts futuros. Fique ligado!

Fale com a Duduxo

Será um prazer atendê-lo. Envie sua mensagem que um de nossos atendentes retornará o contato.

Selecionar