Menu

Por que não podemos jogar o óleo de cozinha na pia?

Por que não podemos jogar o óleo de cozinha na pia?

Compartilhe:

Hoje, dia 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e nós vamos falar de um agente de poluição que temos em casa, sempre usamos e nem imaginamos quantos danos pode causar à natureza e, até mesmo, à nossa cidade e nossas casas. Estamos falando do óleo de cozinha, que está sempre presente na nossa rotina, é descartado em grandes quantidades por pessoas e empresas de forma muitas vezes irresponsável. E um dos maiores motivos desse descarte incorreto é a falta de informação. Por isso, atenção aos dados que vamos apresentar.

Choquei! Polui mesmo...

Você sabia que, segundo estudos, um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água? É muita coisa! Para se ter uma ideia, uma cidade como Juiz de Fora, com cerca de 500 mil habitantes, produz 3,5 milhões (dissemos MILHÕES) de litros de óleo por ano. Fazendo as contas, se todo esse óleo fosse jogado pia abaixo, estaríamos poluindo 3,5 trilhões de litros de água por ano.

O óleo que é jogado no ralo da pia começa contaminando a sua casa, pois causa danos ao encanamento, passa para a cidade, pois pode entupir as tubulações e se acabar no rio, já era! Jogar no lixo também não adianta. O óleo que vai para o lixão ou para o aterro sanitário acaba no lençol freático, contaminando a água novamente. Veja abaixo mais danos que ele pode causar:

•Contaminação das águas para consumo humano
• Liberação de gás metano contribuinte do aquecimento global
•Impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes;
• Prejuízo à oxigenação da água dos rios, causando danos à fauna aquática;
• Mau cheiro e poluição;
• Entupimento das tubulações;
• Contaminação do lençol freático, poços e solos.
• Problemas na Estação de tratamento de esgotos da cidade

Mas o que eu faço com o óleo?

Manda para a reciclagem! Existem empresas especializadas em coleta de óleo, tem artesãos que recolhem esse material para fazer sabão e supermercados e outros estabelecimentos que atuam como ponto de coleta. Dá sim um trabalhinho para separar e levar para a coleta, mas não só vale a pena como é o mais correto a se fazer! O óleo usado pode se tornar matéria prima para muitas coisas, como o sabão que já mencionamos, detergente, glicerina, resina para tintas, ração para animais e até biodiesel. Ou seja: sem desculpas a partir de agora!

Funcionários da Duduxo estão de parabéns!

Aqui na Duduxo, nós criamos o Projeto Eco Óleo para incentivar nossos funcionários a fazer o descarte correto. Todo funcionário que nos traz uma garrafa de dois litros de óleo leva para casa uma caixinha de Salgados Duduxo. Assim, mudam-se os hábitos da família e o bom exemplo passa adiante! Com essa ação, já evitamos que 90 milhões de litros de água fossem contaminados. Todo o óleo entregue pelos nossos funcionários é encaminhado a uma empresa especializada em reciclagem desse tipo de material.

Fale com a Duduxo

Será um prazer atendê-lo. Envie sua mensagem que um de nossos atendentes retornará o contato.


Política de privacidade:
Seus dados não são compartilhados com terceiros ou usados para
envio de comunicados sem prévia autorização.
São utilizados apenas para fazermos contato sobre o assunto desejado.

Selecionar